Aluno de “Outras Bandas”

A Academia Lio Monk recebe todos os anos novos alunos, novos apaixonados por Wing Chun e continua a evoluir os alunos mais antigos. Há uns anos atrás um aluno de “outras bandas” escolheu a Academia Lio Monk para aprender sobre Wing Chun e iniciar o que poderá vir a ser a sua carreira no futuro. 

Wing Chun Student Matija

Entrevista a Matija Silc

  • Olá Matija, diz-nos de onde vens.

    – Olá! Venho da Eslovénia e vivo numa pequena cidade perto da capital, Ljubljana.

  • O teu interesse pelo Wing Chun, surgiu quando e de que forma?

    – Comecei a ganhar um interesse pelo Wing Chun há 6 anos atrás, depois de ter interrompido a minha carreira no basquetebol.  Sentia que o basquetebol não me estava a fazer evoluir enquanto pessoa da forma que eu pretendia, então procurei alternativas para fazer exercício mas absorver algo da vida também.

    Procurei então nas artes marciais, aí iria identificar-me. Gostava da Capoeira por causa do ritmo e movimento, mas decidi optar pelo Wing Chun por me parecer mais profundo e útil. Havia uma escola em Ljubljana onde comecei a treinar e até gostava, mas não sabia se seria a melhor escolha a longo prazo.

  • E como descobriste a Academia Lio Monk?

    – Uma ano e meio depois, decidi fazer Erasmus no Porto. Como gostava de continuar os treinos e explorar o Wing Chun contactei o mestre Carlos Sousa primeiro mas, depois de perceber onde ia ficar hospedado no Porto, descobri que havia uma escola mais próxima e foi aí que contactei o Lio e iniciei os treinos.

  • Há quanto tempo aprendes Wing Chun com o Sifu Lio Monk? 

    – Treino com o Sifu Lio Monk sempre que posso há mais de 4 anos.

  •  Em que nível estás neste momento?

    – Este mês vou tentar fazer o Cinto Vermelho.

  • O Wing Chun é útil no teu dia a dia? E de forma?

    – Acredito que o principal objectivo das artes marciais é ajudar e melhorar o teu ambiente e tornar-te saudável. A minha profissão é Assistente Social por isso o Wing Chun está presente no meu dia. Mais tarde, comecei a trabalhar com pessoas invisuais e sinto que o Wing Chun pode ser-lhes útil também. Por isso, além de me manter saudável  ajuda-me com o meu propósito na vida.

  • Tens intenção de ensinar Wing Chun no teu país? 

    – Sim.

  • Quais os teus planos para o futuro? 

    – Para além de ensinar Wing Chun e dar as minhas próprias aulas, gostava de poder ajudar à inclusão de pessoas com necessidades especiais nas tarefas do dia a dia, conseguirem ter um trabalho e desempenha-lo tal como qualquer outra pessoa.

 

Obrigado Matija, mostras que o Wing Chun tem um papel importante na tua vida e temos um imenso gosto que venhas treinar na Academia Lio Monk e aqui estejas a construir o teu futuro.

Deixe um comentário

