Elimine o Açúcar em 6 Passos

O Açúcar é cada vez mais o protagonista da nossa alimentação. Com esta agravante a nossa saúde revela-se cada vez mais fragilizada. Elimine o açúcar da sua vida com estes 6 passos. A longo prazo irá sentir-se melhor e revitalizado.

  1. Redução Progressiva.

    mel

    Não elimine o açúcar de uma vez só.
    Não é impossível, mas será muito difícil e agressivo para o seu organismo eliminar o açúcar de vez. Poderá até nem saber como fazê-lo. O ideal é ir cortando nos refrigerantes dando preferência à água e infusões. Se quiser adoçar o chá, dê preferência ao mel e faça-o ocasionalmente.

  2. Livre-se dos Adoçantes.

    açúcar e adoçantes

    O açúcar mascavado, o açúcar de côco, o açúcar demerara, o mel, etc. são melhores do que o açúcar branco. No entanto, pense neles como algo para usar na fase de desmame e depois só em certas ocasiões.

    Os restantes adoçantes no mercado são desaconselhados. Alguns como o aspartame por serem químicos e estarem relacionados com a doença de Alzheimer entre outras. Outros como o stevia, porque apesar de serem naturais acabam por subir os níveis de insulina e terem efeitos muito semelhantes aos do açúcar.

    Os adoçantes artificiais como a sucralose podem estar ainda a intensificar a vontade de ingerir mais açúcar. Estudos por Ressonância Magnética Funcional mostram que ao contrário do que acontece com a glicose, os centros de recompensa no cérebro não ficam completamente preenchidos. Isso irá fazer com que a pessoa queira consumir ainda mais açúcar. Por isso, o uso de adoçantes artificiais não leva à redução calórica.

  3. Coma Fruta

    frutas

    As bolachas light, com carnitina, zero açucares, digestivas, etc. são apenas mais uma estratégia de marketing para que continue a consumir hidratos de carbono de má qualidade, aumente os níveis de insulina e engorde. Substitua por fruta. Também é doce, mas é rica em fibra, vitaminas, minerais e nutre o seu corpo.

  4. Coma Proteína, Fibra e Gorduras Saudáveis.

    mix frutos secos

    Ter uma alimentação equilibrada é uma forma de se manter longe da necessidade de ingerir açúcar. Lembre-se, elimine o Açúcar e procure então nutrir o seu organismo com proteína, fibra e gorduras saudáveis em todas as refeições.
    Os frutos secos como as nozes e amêndoas são também uma ótima opção e são ricos em gorduras que lhe irão proporcionar mais saciedade.

  5. Aprenda a Ler os Rótulos

    rótulos

    Criar o hábito de ler os rótulos do que compra pode ajudar bastante. Irá notar que uma quantidade enorme de produtos que nem imaginava contém açúcar numa das suas múltiplas formas. Não estou a dizer para ficar obcecado na leitura dos rótulos mas principalmente no início, é conveniente que o faça para conhecer melhor os produtos que compra.

    E se as letras estiverem minúsculas ou tiverem nomes esquisitos que não consegue ler é mau sinal pois além do açúcar pode ter ainda ter vários outros ingredientes não recomendáveis.

  6. Faça Amigos

    amigos praia

    A solidão e a insatisfação na vida são razões de sobra para que as pessoas se refugiem no açúcar mesmo não tendo consciência disso. Não é por acaso que a diabetes é também chamada por vezes de “a doença da solidão”. Fazer amigos e sair com eles, realizando actividades prazerosas é uma ótima forma de obter “doçura” na vida.

    Se tem má relação com alguém, especialmente um familiar faça todo o esforço para sanar essa relação pois isso “azeda” imenso a sua vida.

    E se não está satisfeito com a profissão que tem, esforce-se por mudar. Sei que não é fácil, mas não se acomode. Como diria o António Variações “Muda de vida se há vida em ti a latejar”.

    Esta substância é um assunto sério. Impedir a entrada de açúcar nas nossas casas é tarefa difícil pela variedade de produtos alimentares que a contêm e pelo estilo de vida que temos. Mas não podemos continuar a ignorar esse monstro verde de 8 cabeças só porque crescemos com ele e nos habituámos à sua presença.

    Elimine o Açúcar e aprenda  a “adoçar” a sua vida em todas as suas vertentes com formas bem mais saudáveis para que a possamos viver em pleno e retirar dela o maior proveito.

    Lio Monk

 

 

Anúncios

Um comentário sobre “Elimine o Açúcar em 6 Passos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s