6 Perigos do Açúcar

Existem 6 perigos relacionados com o consumo de açúcar que nem sempre são óbvios aos consumidores.  Como falamos no artigo anterior, há 4 inimigos para uma alimentação saudável e um deles é precisamente o açúcar.
 perigos do açúcar

O Açúcar  é como aquele monstro verde com 5 metros e 8 cabeças que está na nossa casa mas não assusta ninguém. Sabe a razão? Porque nem dão conta que ele existe. Quando isto acontece é grave pois o pior inimigo é aquele que convive connosco sem que nos demos conta disso.

Não é só o açúcar branco que todos conhecemos, mas todos os alimentos que contêm açúcar na sua composição. E isto significa que não devíamos consumir uma enorme parte dos produtos que se encontram à venda nas prateleiras dos supermercados. Dizer isto implica aceitar que dentro de um café ou confeitaria não existe praticamente nada que seja benéfico de consumir.

Porque sacarose, maltose, dextrose, frutose, xarope de milho com alta concentração de frutose e outros acabados em “ose” são apenas nomes para versões diferentes da mesma coisa – açúcar. Dando nome aos produtos são os bolos, bolachas, barritas de cereais, gelados, gelatinas, refrigerantes, chocolates, etc.

Mas são outros que nem sempre saltam à vista mas também contêm açúcar como molhos, iogurtes, e até o pão.

Os 6 Perigos do Açúcar?

barrita cereais

  1. Diabesidade

    O fato de engordar é o fator mais conhecido, mas não é o único nem o mais importante. Considero até que perto dos outros é o aspecto que menos interessa. A diabetes é algo bem pior. E frequentemente surgem ambas as situações. Por isso se fala cada vez mais de “Diabesidade”. Por detrás desta enfermidade está mais uma vez a insulina elevada e de forma crónica no corpo. Encontramos cada vez mais cedo jovens com diabetes tipo 2, algo que era comum apenas em pessoas de idade há uns anos atrás. O que torna isto possível? Sim, o açúcar.

  2. Inflamação

    O açúcar causa uma inflamação crónica de baixo grau nas células. Este item está intimamente relacionado com os níveis altos de insulina e pelo facto de estes se manterem de forma crónica no organismo.

    Este estado inflamatório contribui para baixar a imunidade, aumentar a tensão arterial e a doença cardíaca.

  3. Envelhecimento Precoce

    O açúcar causa envelhecimento precoce. Isto prende-se com um fenómeno conhecido como Glicação Avançada. É uma caramelização que acontece dentro do nosso corpo quando o açúcar começa a interagir com a proteína contida no sangue, a hemoglobina. Esta interacção leva a fenómenos conhecidos como Produtos de Glicação Avançada (AGE) que fazem com que a pele envelheça mais rápido, tenha mais manchas e rugas. Sim, o açúcar envelhece.

  4. Esteatose hepática

    O açúcar leva a um problema que alastra em todo o mundo dito civilizado – a esteatose hepática, também chamada de “fígado gordo”. É que o fígado tem uma capacidade limitada para armazenar glicogénio. A partir de um certo ponto ele começa a transformar esse armazenamento em gordura num processo chamado de Lipogénese de Novo. E aqui reside uma bomba relógio que nem todas pessoas têm consciência pois esta condição vai trazer muitos problemas de saúde. Lembro que o fígado trabalha como uma refinaria no corpo fazendo a toda a hora uma transformação de tudo o que ingerimos. Já viram no facebook aqueles sujeitos que transportam sozinhos duas ovelhas numa mota? É mais ou menos assim o trabalho do fígado de muitas pessoas hoje em dia.

  5. Depressão

    O consumo de açúcar está intimamente relacionado com a depressão. Quanto mais açúcar no corpo, mais esta se intensifica. No momento da ingestão, o estímulo é bem diferente. Ele aumenta a dopamina no cérebro, um neurotransmissor associado ao bem-estar, à sensação de recompensa e poder cerebral e a pessoa sente-se muito bem. Mas com o tempo o açúcar traz melancolia, cansaço crónico, tristeza, etc. Isto está de acordo com a Medicina Tradicional Chinesa que atribui características Yin a esta substância.

  6. Droga

    Como se isto não bastasse, este pó branco funciona ainda como uma droga viciando imenso quem o consome. E tal como uma droga, só quando a pessoa se tenta livrar dela e de todos os produtos que a contêm é que nota o quanto está viciada.

    Uma experiência com ratos onde lhes era colocado cocaína e açúcar mostrou que estes preferiam o açúcar.

    Fiquem atentos à vossa comida pois nem sempre as que parecem inocentes o são. No próximo artigo vamos explicar como reduzir de forma eficaz o consumo de açúcar.

 

Lio Monk

Anúncios

Um comentário sobre “6 Perigos do Açúcar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s